segunda-feira, 6 de julho de 2015

1º Desafio - Mousse de framboesa


O que é uma mousse?

Definição do dicionário: doce cremoso feito com claras de ovos batidas e um ingrediente aromático (chocolate, limão ou outro) que se serve frio.
Vejamos o que entendemos por mousse; as mousse são docess, porem tem a versão salgadas e além de serem feitas com claras batidas, podem ser feitas com derivados de leite ( ceme de leite, nata, leite condensado) ou a combinação de ambos (claras e derivados).

No caso do nosso desafio, iremos fazer com um derivado de leite, o creme de leite fresco.


Um pouco sobre os ingredientes utilizados:

Polpa de Framboesa: A polpa irá oferecer á mousse o sabor caracteristico. As polpas congeladas são facilmente encontradas, porém, no sabor de famboesa é um pouco complicado. Eu não encontrei a polpa, mas achei a fruta congelada no hipermercado Extra. tambem pode ser feito com a fruta in natura.

Chocolate ao leite (33,6% cacau) “Callebaut”: A função do chocolate na mousse, além, de agregar sabor, dará uma firmeza á mousse. A principio, não é necessário ser desta marca (afinal, o preço não é muito acessivel), porém, para quem puder e quiser, faça com ele. O sabor ficará "divino".

Creme de leite fresco (35% gordura): O creme de leite fresco irá dar corpo e estrutura a mousse. O creme de leite fresco dá um "trabalhinho" para encontrar, eles sempre ficam no refrigerador dos supermercados. Não pode ser substituido, pois ele deve ser batido para formar uma espuma aerada e os cremes de leite de caixinha e de lata não formam a espuma. Pode ser substituido por chantily,porém,  não é muito aconselhavel.

Massa de gelatina: A massa de gelatina  dará firmeza e estrutura a massa.
Para fazer a massa de gelatina, deve-se usar as seguintes proporções: para um parte de gelatina em pó, adiciona-se 6 partes de água. Exemplo: para 10g de gelatina em pó é acrescentado 60g de água.

Já realizei as compras, agora só mais uns 2 post, e então, o post final do primeiro desafio.....isso se não ocorrer nenhum imprevisto. Bjs



Nenhum comentário:

Postar um comentário